sábado, setembro 18, 2010

Sofrendo pelo Mordomado de Deus

Cl. 1:24 - Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós, e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja;

O que é um mordomo? Mordomo é servo que serve alimento espiritual aos membros da família de Deus. Poucos cristãos, ministros e obreiros, realizam o mordomado de Deus de forma adequada. O objeto do mordomado não é oferecer conhecimento doutrinário aos irmãos e ,sim, servir alimento espiritual por meio de seu serviço a Deus. Seja quando pregamos, seja quando ensinamos, seja não fazendo nada ou fazendo muito temos de estar sempre suprindo vida uns aos outros. Não são muitos os que podem transmitir vida como alimento espiritual uns para os outros. Por isso que o mordomo é que pode servir Cristo aos outros. Este é o mordomado de Deus que constitui o ponto central do ministério do Novo Testamento: o dispensar das insondáveis riquezas de Cristo aos membros da família de Deus (Ef.3:8,9). O apóstolo Paulo dispensava as riquezas de Cristo aos Santos. É isso que devemos fazer hoje; E isso requer um viver cristão adequado.
Um viver cristão adequado não se baliza apenas nos padrões de busca e santificação. Juntamente com isso, o mordomo é alguém que aprendeu a passar por sofrimentos. Cristo é o pão da vida que nos alimenta, e nós, porquanto O recebemos, devemos também ser alimento, ser pão, uns para os outros. Contudo, é preciso notar bem todo o processo de fabricação de um pão: primeiramente um grão de trigo caiu no chão e não ficou só. No seu ciclo, ele se reproduz, tornando-Se vários grãos de trigo. Posteriormente estes grãos são moídos, assim como Cristo O foi, para se tornar uma fina flor de farinha. Em seguida, esta fina farinha (moída) recebe o azeite para ser melhor amassada. Muitos querem o azeite (o Espírito Santo) para fazer demonstrações de poder, mas a intenção de Deus é maior; Ele precisa nos amassar sobre a mesa a fim de tirar os caroços não envolvidos pelo azeite. É neste processo de estar sob a poderosa mão de Deus (1Pe 5:6) que nos tornamos uma massa adequada; ou seja, uma mescla do Espírito de Santidade com o nosso viver humano. Tudo isso está relacionado ao nosso viver diário. E é por esta razão que muitas vezes somos lançados em muitas tribulações... Em seguida somos colocados em uma fôrma de fazer pães. Tal fôrma é a própria extensão da mão de Deus. Essa fôrma é o próprio Cristo (este é o significado da expressão “ser conformados em Cristo” - Rm 8:29). Depois de tudo, precisamos ainda ser lançados no forno. O que é um forno? É um ambiente bem aquecido para cozer e assar tudo aquilo que ainda é cru em nossa vida cristã. Cozer ou assar significa tornar-nos digeríveis. Qualquer coisa crua causa má digestão. Mas depois de passar pelo forno nos tornamos “crocrantes” e saudáveis. Não haverá resistências à vontade de Deus e nem trará dificuldades à liderança da obra/Igreja.

Se quisermos ter parte no mordomado de Deus, precisamos estar preparados para sofrer. Releia o versículo acima. A palavra de Deus é muito clara com respeito a isso. Todos que os que participam no serviço ou no ministério precisam estar prontos para participar das aflições do despenseiro. Paulo foi despenseiro da graça de Deus. Por isso o Senhor Jesus disse: “quem quiser vir após mim, a si mesmo se negue. Tome a sua Cruz e siga” - Mt 16:24. (ler a mensagem seguinte para melhor entendimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário