segunda-feira, março 14, 2011

“Inventando novos deuses”

“E eles foram-se; e serviram a outros deuses, e se inclinaram diante deles; deuses que os não conheceram, e nenhum dos quais ele lhes tinha dado; Pelo que a ira do Senhor se acendeu contra esta terra, para trazer sobre ela toda a maldição que está escrita neste livro.”
( Deuteronônio 29 ; 26-27 )

O ser humano durante toda sua existência tem utilizado o poder criativo de sua imaginação para buscar soluções para seus problemas e sofrimentos inventando rituais pagãos, rezas, superstições, falsas doutrinas e até mesmo “novos e falsos deuses” que possam auxiliarem-no em sua jornada.
Ao estudarmos a História do mundo, vamos nos deparar inúmeras vezes com situações onde o homem usou e usa em vão o nome de DEUS para dominar outros povos e nações a fim de sanarem suas necessidades mesquinhas.
Tomemos por exemplo o Império Romano que sob a ordem do imperador Constantino criou uma religião e apoderou-se do Evangelho pregado por Cristo Jesus, para expandir seu Império e evitar a queda da então poderosa Roma.
Do contrário, como entender que os suntuosos e vaidosos romanos, adoradores do paganismo e da luxúria e principalmente perseguidores dos cristãos viessem de uma hora a outra aceitar os ensinamentos bíblicos? Veja como o romano Cesar perseguiu, através do medo que impunha ao povo, Jesus até na hora do seu julgamento por Pilatos: João capítulo 19; versículo 12:

“Desde então Pilatos procurava soltá-lo, mas os judeus clamavam dizendo: Se soltas este, não és amigo do Cesar; qualquer que se faz rei é contra César.”
E Pilatos, covardemente, lavou suas mãos para que Jesus fosse condenado à morte.
Algum leitor poderia atribuir essa mudança comportamental à conversão , porém, a mesma História do mundo e dos costumes da época não nos revelou isso.
Desde o rompimento de Martinho Lutero com o Catolicismo Romano por vários motivos, como a venda de indulgência (perdão) aos ricos e poderosos culminando com o início do Protestantismo, a Igreja Católica vem perdendo inúmeros fiéis no mundo inteiro que migram para o verdadeiro Evangelho de Cristo. Com isso, nossos irmãos católicos tentam de várias formas “atrair” novamente esses fiéis criando lendas sobre santos milagreiros ( novos deuses ).
Roma, o centro da fé católica, canonizou várias pessoas (pecadores como nós) que já faleceram outorgando-lhes poderes para intercederem junto a Deus pela solução de nossas angústias. Mas isso não é tudo, já que após a canonização surgem as imagens e as esculturas feitas por mãos humanas desses “santos mortos”.
No livro de êxodo, Deuteronômio, Salmos e em outras passagens bíblicas inclusive no Novo Testamento, Deus proíbe os homens de idolatrar imagens de outros deuses solicitando sua intercessão e seu milagre. O próprio Senhor Jesus no Novo Testamento afirmou o seguinte em João ; 14; 6-7 :

“Eu sou o Caminho, a Verdade e A vida; Ninguém vem ao Pai senão por mim .”

Assim sendo, Jesus não passou nenhuma “Procuração” a nenhum dos “santos” canonizados por Roma para intercederem junto ao DEUS VERDADEIRO, ao DEUS VIVO.
Leia um versículo da Carta de Paulo a Timóteo onde há mais uma referência sobre o assunto que tratamos nesse texto:
Timóteo capítulo 2, versículos 5-6

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.”

Os que defendem a devoção às imagens dos santos citam uma passagem da Bíblia em que Deus ordenou a Moisés para fazer a imagem de uma serpente com a finalidade de livrar o povo de uma praga. Porém, após o livramento, o povo começou a idolatrar, a adorar a imagem da serpente e isso desagradou muito a Deus, tanto que ELE destruiu a imagem da serpente e castigou os idólatras.
Acompanhem o que Deus reserva para aqueles que cultuam as imagens de deuses ou “santos” na própria Escritura:
Salmo 115; versículos 4-8

Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem;
Têm ouvidos, mas não ouvem; nariz têm, mas não cheiram;
Têm mãos, mas não apalpam, tem pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta,
Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem, e todos os que neles confiam.

Após essa breve exposição sobre a “criação” de “falsos deuses” pelo homem, alguém poderá achar que o objetivo desse texto é denegrir a Igreja Católica ou sua fé, mas isso não condiz com a verdade, até porque muitos católicos não praticantes desconhecem que idolatrar imagens é negar a existência do DEUS VIVO.
O mesmo alerta feito sobre o perigo da “criação” de deuses e imagens serve para as seitas afro-brasileiras também chamadas de “Baixo Espiritismo” (umbanda, candomblé, quimbanda,) com seus orixás e também para as sociedades doutrinárias como Kardecismo Maçonaria, Rosacruz , Gnosticismo , Astrologia entre outras que surgem diariamente cultuando outros “deuses” (ídolos) e símbolos e se afastam do Senhor Jesus.
I Coríntios capítulo 8; versículo 5-6

    Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra ( como há muitos deuses e muitos senhores),
Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos ; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

Não querendo ofender os seguidores do chamado “Baixo Espiritismo”, seus adeptos encontram-se tão iludidos pensando que estão fazendo a coisa certa que possuem o hábito de fazer oferendas e sacrifícios aos seus guias e orixás (ídolos), o que é condenável aos olhos do SENHOR DEUS.
Leia em I Coríntios capítulo 10 versículos 19, 20,21:

Mas que digo? Que ídolo é alguma coisa? Ou que sacrificado ao ídolo é alguma coisa?
Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

E se resta ainda por parte do leitor alguma dúvida sobre JESUS como o único que pode interceder por nós junto a Deus e, portanto o ÚNICO que é digno de toda HONRA, de toda GLÓRIA e de toda ADORAÇÃO, cito-lhe mais uma referência bíblica:

Evangelho segundo João 10 7-10

7 Tornou pois Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.

8 Todos quanto vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não o ouviram.

9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar- se-á, e 1entrará, e sairá, e achará pastagens.

10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário