A privação de comer carne na época da Quaresma, não tem um real fundamento bíblico, nem a Igreja Católica dos dias atuais defende a obrigatoriedade de tal prática, embora ela ainda exista na tradição de muitos católicos.
Porém, o Catecismo da Igreja Católico recentemente publicado, afirma sobre o assunto, no seu parágrafo 1438 que, “Os tempos e os dias de penitência no decorrer do Ano Litúrgico (tempo da Quaresma, cada sexta-feira em memória da morte do Senhor) são momentos fortes da prática penitencial da Igreja. Esses tempos são particularmente apropriados para os exercícios espirituais, as liturgias penitenciais, as peregrinações em sinal de penitência, as privações voluntárias como o jejum, a esmola e a partilha fraterna”.
A historia explica bem o porquê de não se comer carne no período de Páscoa. No século VII, a carne não era um alimento consumido diariamente. Comer carne era sinal de alegria, de refeição festiva, totalmente contrária a tradição dos cristãos, na época em que Jesus morreu. Daí a explicação de não se comer este alimento num período em que se fazia uma reflexão sobre o significado e a importância da morte de Cristo.
Páscoa = A páscoa era uma festa sagrada da primavera, que relembrava o fato histórico da saída do povo de Israel do Egito. Ela comemorava a passagem do anjo destruidor pelas casas dos judeus sem lhes causar dano, devido ao sangue do cordeiro aspergido (pintado) nos portais e no batente superior das portas das casas. A crucificação de Cristo ocorreu no dia da preparação da páscoa. Ele é a “nossa páscoa” sacrificada por nós.
Desconheço na bíblia a proibição de comer carne!
Nenhum comentário:
Postar um comentário