THOMAS MONTGOMERY
Lançou sobre eles o ardor da sua ira, furor, indignação, e angústia, mandando maus anjos contra eles. Salmos 78: 49.
Sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso; isto será a porção do seu copo. Salmo 11: 6
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Salmos 91: 11
Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra. Salmos 103: 20
Faz dos seus anjos espíritos, dos seus ministros um fogo abrasador. Salmos 104: 4
Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. Salmos 148:2
Há muitas fantasias e mitos criados por Hollywood envolvendo um mundo inventado pelos homens incrédulos, com mitos, fadas, extraterrestres, gnomos, hell boy, etc., que nada mais é do que a total rejeição à Palavra de Deus acerca dos anjos e demônios, céu e inferno, Cristo, Deus, Trindade, e a Soberania de Deus. As escrituras falam de seres espirituais poderosos e invisíveis, numa dimensão espiritual fora do nosso mundo físico. A terra é um subdomínio, uma parte deste mundo invisível. O que a Bíblia nos ensina é que a vida eterna é o assunto principal que domina este mundo espiritual. Ele se resume entre criaturas caídas, que trabalham para aquele que tinha o império da morte, isto é, Satanás, e os anjos que estão a serviço dos eleitos de Deus. Neste conflito, o tema principal é o destino da raça humana. Apocalipse. 6: 2; II Cor 10: 4; Efésios 6: 12. As armas utilizadas não são carnais, e nem se trata de uma luta eminentemente física. No entanto, a Besta que sobe do abismo fará guerra contra os santos, (Apocalipse 13), então veremos perseguição e aflição, as quais Jesus descreveu assim: “Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver” (Mateus 24: 21).
Os anjos, tanto bons quantos maus, estão envolvidos nesta batalha espiritual, assim como toda a raça humana. I Cor. 4: 9; Efésios 3: 9-11; Col . 3: 15; Lucas 15: 7; Hebreus 2: 5 (o mundo vindouro não estará sujeito aos anjos, mas hoje está, pois Adão perdeu este direito, e Satanás se assenhoreou deste mundo, por isso é o príncipe deste mundo, mostrou e ofereceu a Cristo os reinos deste mundo e sua glória (Mateus 4: 1-11). Os anjos estão intimamente envolvidos nos processos físicos que se desencadeiam aqui na terra, vemos isso em Apocalipse 13: 4 e 13 (fogo), 8: 7 (granizo), 8:10 (meteorito), 16: 8 (processos nucleares de produção de energia em nosso sistema solar), II Samuel 24: 15-16, setenta mil (70.000) homens mortos por uma pestilência causada por um anjo. Cento e oitenta e cinco mil (185.000) soldados assírios mortos pelo anjo do Senhor (Isaías 37: 36).
Nomes de Satanás:
Inimigo, adversário, maligno, belial, apolion, belzebu, príncipe dos demônios, a antiga serpente, homicida, pai da mentira, enganador, príncipe deste mundo, anjo do abismo, acusador dos irmãos, maligno, homem forte e armado. Cristo se refere a ele em termos militares, homem muito forte e armado. Ele tem anos de experiência nessa luta psicológica. Não há motivo algum para ficarmos assustados, com medo, pois a sua guerra é basicamente psicológica.
Seus nomes genéricos são importantes.
Anjo = mensageiro
Demônio = 69 vezes no Velho e no Novo Testamento
Satanás = inimigo, acusador, adversário
No Novo Testamento:
Diabo = 35 vezes
Satanás = 52 vezes
19 livros do NT utilizam estes termos.
Todos os anjos foram criados (Gênesis 1: 2-3) e um terço deles caíram (Ezequiel 28: 1-19, o rei de Tiro é uma figura da pessoa e queda de satanás, assim como o rei de Babilônia, Isaías 14: 1-17).
O leviatã, no livro de Jó, tem características não compatíveis com qualquer outro animal, assim como a descrição de satanás em Ezequiel 28 e I Timóteo 3: 6 nos mostram o motivo de sua queda (Prov. 16: 18). Os querubins cobriam a arca (anjo cobridor) e são responsáveis pelo louvor no céu (Ezequiel 28: 13).
Estrela da manhã = Portador de Luz = Anjo de luz (assim apareceu e enganou a Adão e Eva.
Satanás = Aborrecedor = Aborrece a Deus e aos homens. Ele está cheio de ódio, malícia e desprezo contra tudo o que é santo, puro, justo, amável. Vemos isso na forma como Jesus foi tratado, ou seja, desprezado, esbofeteado, chicoteado, cuspido, ridicularizado, e finalmente crucificado. É adversário e inimigo dos salvos, por isso muitos foram mortos, apedrejados, expulsos, torturados, abusados, queimados vivos e etc.
Diabo = representado pelo cabrito= um dos animais mais baixos.
Acusador = (Apocalipse 12: 10 - Tiago 3: 6 “a língua inflamada pelo inferno”)
Príncipe da potestade do ar = Efésios 2 e 6
Refere-se ao fato de que satanás tem certo controle sobre a natureza - Jó 1: 16 e 19, controlando os ventos, e por meio deles o próprio clima (Apocalipse 7- quarto anjos controlando os quatro ventos, Apocalipse 13: 13 – O falso profeta enviado pelo dragão faz descer fogo do céu).
Também se refere a hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais, ou seja, os anjos que ocupam os lugares celestiais, exército de anjos e todo aspecto religioso que envolve este assunto, por exemplo, horóscopo, zodíaco. Este é um assunto antigo, introduzido pelos anjos caídos do mundo pré-diluviano e propagado por Ninrode, na Torre de Babel – Gênesis 11 - (não para alcançar o céu, mas para guiar suas vidas através da astrologia, zodíaco, etc.), alastrando-se através dos povos pagãos e idólatras que eram adoradores do sol, lua, estrela e todo o exército dos céus, e nada mais é do que a adoração ao diabo. (Atos 7: 42-43; II Crônicas 11: 14-15; Jeremias 19: 13; II Reis 23: 5; Jeremias 44: 17-23).
Príncipe deste mundo (João 14: 30; 16: 11; II Coríntios 4: 4). Satanás se apoderou deste mundo, enganando o homem e tomando o que lhe pertencia.
Abadon e Apolion – Apocalipse 9: 11 = destruição e perdição, ou seja, o propósito do Diabo (João 10: 10). Aquele que constantemente destrói, pondo a perder tudo o que é bom, amável, justo, moral, verdadeiro, toda a fé, santos, igrejas.
As obras de Satanás:
Jó 1: 12 e Lucas 22: 31– Satanás é obrigado a pedir permissão. Não pode fazer nada, possuir, cirandar, causar dano, sem ser autorizado por Deus. (Apocalipse 12: 12; I Pedro 5: 8). Ele pode influenciar a mente, mas não pode lê-la, pode cegar o entendimento, retirar a semente semeada no coração, levar cativo através da sua vontade. A expressão mais alta deste texto, ou seja, o êxito maior que satanás pode alcançar é a possessão demoníaca.
I Coríntios 10: 20 – Todos os não convertidos, pagãos e adoradores dos falsos deuses, são adoradores do diabo.
1- Ele engana “todo o mundo”.
2- Oferece resistência ao evangelismo (I Coríntios 16: 9; I Tessalonicenses 2: 18)
3- Faz guerra aos santos – Há uma hierarquia de demônios (Apocalipse 12).
4- Propaga a Heresia – Judas, Demas. I Timóteo 5: 15; II Timóteo 4: 10
5- Tenta os eleitos – Ananias e Safira – Atos 5
6- Ataca aos eleitos, física e psicologicamente – II Coríntios 12- “Mensageiro de satanás”.
Não devemos temê-lo, mas para isso precisamos estar preparados e vestidos com toda a armadura de Deus. Mateus 17: 21 – Efésios 6: 10-19.
Autor: Pr Thomas Montgomery
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br Tradução com permissão do Autor: Eduardo Alves Cadete 12 2010Usado com permissão do autor: http://www.graciasalvadora.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário