segunda-feira, novembro 07, 2011

O Arrebatamento da Igreja:

"Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor." 1 Tessalonicenses 4:16-17
O termo "arrebatamento" deriva da palavra raptus em latim, que significa "arrebatado rapidamente e com força".
Este evento descrito aqui, refere-se à ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com Ele nos ares.
O arrebatamento abrange apenas os salvos em Cristo.
Instantes antes do arrebatamento, ao descer Cristo do céu para buscar a sua igreja, ocorrerá a ressurreição dos "que morreram em Cristo" (4:16). Não se trata da ressurreição referida em Ap 20:4, a qual somente ocorrerá depois de Cristo voltar a Terra, julgar os ímpios e prender Satanás (Ap 19:11 - 20:3).
Ao mesmo tempo que ocorre a ressurreição dos mortos em Cristo, os crentes vivos serão transformados; seus corpos se revestirão de imortalidade.
"Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade." 1Coríntios 15:51-53
Tanto os crentes ressurretos como os que acabaram de ser transformados serão "arrebatados juntamente" (4:17) para encontrar-se com Cristo nos ares, ou seja: na atmosfera entre a terra e o céu.
Existe uma diferença entre o Arrebatamento e a Volta de Jesus.
Quando se fala sobre a volta de Jesus, pensa-se na volta visível do Senhor sobre o monte das Oliveiras. Essa volta se refere a esperança de Israel e não da Igreja de Jesus.
O arrebatamento da Igreja de Jesus é o próximo acontecimento para a Igreja, o próximo evento pelo qual ela deve esperar.
Estamos preparados para o arrebatamento?
Se a trombeta soar neste instante subiremos ao encontro de Jesus?


A igreja hoje: "nem és quente nem frio" Ap 3:15

"Tardando o Noivo, foram todas tomadas de sono, e adormeceram . . .
. . . e as néscias disseram às prudentes:
Daí-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando".
Mateus 25: 5,8

"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca."
Apocalípse 3:15-16
            Infelizmente estamos vivendo hoje as características da Igreja de Laodicéia (rica, abastada, cheia de recursos).
            "Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;" Apocalipse 3:17
           
O Primeiro Amor:
            O primeiro amor é caracterizado por uma espera diária e viva pela Volta de Jesus Cristo, que o Senhor descreve em Mateus 25:1.
            No início da igreja, a Palavra ainda era tão viva e eficaz entre os crentes, que eles esperavam constante e intensamente pelo Senhor e Sua volta.
            Os quase 270 capítulos do Novo Testamento mencionam aproximadamente 300 vezes a Volta do Senhor Jesus.
            Um comentário bíblico diz o seguinte:
            "Só alcançaremos o nível espiritual e a vida santificada que o Novo Testamento ensina, quando a espera pelo Senhor receber tanto espaço em nossos corações como o tinha nas Igrejas dos tempos apostólicos".
            Dr. Kaftan disse:
            "O maravilhoso poder da Igreja Primitiva residia única e exclusivamente em sua esperança viva pela Volta de Jesus".
            Uma afirmação registrada em 2Pe 1:19, nos mostra que no tempo dos apóstolos havia a expectativa da volta de Jesus.
            "E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações;" 2 Pedro 1:19
            De que modo as dez virgens foram ao encontro do Senhor?
            Com suas candeias acesas, isso simboliza a Palavra profética, que deve ser colocada no velador.
            O Senhor Jesus nos exortou em Lc 12:35-37.
            "Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias; e sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, aos quais o senhor, quando vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará reclinar-se à mesa e, chegando-se, os servirá." Lucas 12:35-37
           
A perda do Primeiro Amor:

            Em nossos dias, rapidamente o primeiro amor ao Senhor Jesus e a Palavra foi se extinguindo. Assim nas igrejas houve um bloqueio na espera por Sua volta, que adormeceu.
            Esse período é descrito em Mt 25:5.
            "E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram." Mateus 25:5
            Já nas cartas as igrejas transcritas no Apocalipse, o Senhor teve de dizer:
"Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres." Apocalípse 2:5-6
            Pouco se fala sobre o Arrebatamento e a Vinda de Cristo, quase já se extinguiu, poucas pregações ainda restam, e a espera ardente, o primeiro amor de uma noiva por seu noivo, começam a diminuir. A espera adormeceu.
            Nesse contexto, creio que o Senhor esta tentando dizer a Igreja hoje o seguinte:
            "Você não é mais como uma virgem ou uma noiva, que vai ao encontro do seu noivo com a lâmpada acesa. Você abandonou o primeiro amor."
            "E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram." Mateus 25:5
            Na história da igreja, as coisas desenrolaram-se exatamente como esta descrito aqui de maneira figurada.
            O Senhor Jesus tardou em vir, Ele demorou para voltar, e a igreja foi tomada de sono espiritual, que fez adormecer todas as esperanças pela Volta do Senhor.
            Os cristãos deixaram de vigiar, exatamente o que deveriam ter feito, como Jesus exortou em Lc 12:35-36 e Mc 13:35-36.
            "Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias; e sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe." Lucas 12:35-36
            "Vigiai, pois; porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo." Marcos 13:35-36
            Infelizmente o povo de Deus hoje não está pensando muito sobre isto. Estão tão envolvidos com as preocupações e ambições desta vida terrena que não têem tempo para se preocupar com a Vinda do Noivo.
            Jesus também alertou sobre o perigo do materialismo nos últimos dias.
            "Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço." Lucas 21:34
            Nosso maior inimigo não é o pecado, nem os falsos profetas, nem o anticristo - é o envolvimento com a vida material a ponto de ficarmos despercebidos, sonolentos, embriagados, anestesiados e insensíveis.
            Por que em todo o lugar aonde você vai, em todo o tipo de igreja, você encontra um povo morno, complacente, preocupado com as coisas terrenas e indiferentes às realidades espirituais?
            Mesmo onde há mais dedicação e ardor espiritual, a ênfase principal geralmente consiste em preocupar-se com o próprio bem-estar emocional, financeiro, familiar e a salvação pessoal.
            Salomão afirma que "onde não há visão profética, o povo se corrompe" (Pv 29:18).
            Se o véu não for tirado de nossos olhos para vermos o mundo, a nossa geração e os dias em que estamos vivendo, nada vai mudar em nossas vidas ou na igreja e nunca estaremos preparados para "O Grande e Terrível Dia do Senhor".
            Sem visão profética as coisas materiais exercem um fascínio mortal sobre o nosso coração e nos distraem justamente quando mais precisaríamos estar alertas.
            O pior é que os cristãos, ao invés de chorar, suspirar e gemer diante de tão péssima demonstração da graça de Deus apresentada ao mundo durante a história até hoje, continuam cheios de atitudes de arrogância e superioridade diante dos "ímpios" ou "incrédulos".
            Com forma exterior da nossa religião, como esta escrito em 2Tm 3:1-5.
            "Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses." 2Timóteo 3:1-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário